Hemope precisa de sangue para repor o estoque no fim do ano

O estoque de sangue da Fundação Hemope, única unidade pública de hemoterapia de Pernambuco está muito baixo para este final de ano. De acordo com a Diretora de Hemoterapia do Hemope, Anna Fausta, a situação é crítica e pode comprometer as demandas das festas do fim do ano.  “Mais do que nunca, precisamos da ajuda e da solidariedade do nosso doador para repor o estoque de sangre". reforçou a diretora.
O único tipo sanguíneo com estoque considerado estável é o B- e o AB+. Para suprir a demanda e garantir o estoque o Hemope precisa de uma média diária de 300 doações. Atualmente, esse número chega a 130. Logo, com a intenção de aumentar seu estoque de sangue que se encontra em nível preocupante, e convocar os doadores, o Hemope reforçou sua coleta do Hemocentro Recife e nas unidades do interior.
Quem pode doar - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e 11 meses – ou 59 anos e 11 meses em casos de primeira doação. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável legal, além de portar documento oficial com foto (original e xerox).
Outros critérios para doação são o peso e a alimentação. É necessário ter mais de 50kg e estar saudável para doar. Pessoas com anemia não podem realizar a coleta. O doador precisa estar bem alimentado antes de fazer a doação e é aconselhável não ingerir alimentos gordurosos no dia da coleta.
Todos os doadores precisam apresentar um documento oficial com foto, como identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho e passaporte.
O intervalo entre as doações também é importante, e deve ser de três meses para homens e de quatro meses para mulheres. Antes da terceira doação é possível solicitar a carteirinha de doador do Hemope.