Jataúba volta a receber água nas torneiras, após seis anos em colapso

A Compesa  realizou os últimos ajustes para iniciar a fase de testes para  retomar a distribuição de água nas torneiras para os 17 mil moradores de Jataúba, no Agreste Pernambucano, a cidade passou seis anos em colapso, conseqüência da falta de chuvas na região.

 O município tem duas fontes de abastecimento, a Barragem de Sítio Luíza, em Jataúba, e a de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, ambas estavam secas e conseguiram acumular água no mês de fevereiro, quando choveu bem na região. Existe a expectativa que a regularização da distribuição de água da cidade ocorra até meados de abril.

A Barragem do Sítio Luiza, o principal manancial de Jataúba, conseguiu acumular 300 mil metros cúbicos de água e está  sangrando, as chuvas de fevereiro também permitiram a recuperação da Barragem de Poço Fundo, que está hoje com 19% da sua capacidade total, que é de 27,6 milhões de metros cúbicos de água. Esse reservatório, além de atender Jataúba, também é responsável pelo abastecimento do distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, uma população de cerca de quatro mil pessoas que também estava sem receber água nas torneiras em função da estiagem prolongada.