Estudantes da rede municipal apresentaram projetos tecnológicos no Oxente Day

Caruaru é a única cidade do Nordeste que teve representação no evento

Um sábado foi diferente e cheio de boas experiências para os estudantes das Escolas em Tempo Integral (ETIs) de Caruaru que participaram do Oxente Day, no Armazém da Criatividade. Animações e joguinhos criados pelos próprios alunos, em apenas um mês de aula, chamaram atenção de quem visitou o evento. 

Para a professora de Letramento Digital, da ETI Altair Porto, Amanda Mikaelly, a experiência é gratificante não apenas para ela enquanto profissional, mas principalmente para as crianças envolvidas. “Ver a empolgação dos alunos usando a plataforma Scracth que possibilitou a programação dos joguinhos e ver também os olhinhos deles brilhando por poderem compartilhar com outras pessoas suas capacidades, é no mínimo, emocionante”, disse.

Kauã Vinícius, de apenas 10 anos, já tem pensamento de profissional e não esconde a satisfação de ter participado do Oxente Day. “Eu espero que mais eventos como este aconteçam, pois, me sinto valorizado em poder mostrar o que nós mesmos programamos. Estou feliz e ao mesmo tempo ansioso para voltar à escola e me dedicar ainda mais”, garantiu o discente.

Os educandos participam do Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna, que visa preparar as crianças e adolescentes das escolas públicas do Ensino Fundamental para uma possível equidade com os alunos das escolas particulares na linguagem computacional.

No Nordeste, Caruaru é o único município que tem representatividade. Inicialmente serão atendidos 240 educandos matriculados do 4° ao 6° anos, das 5 ETIs. O projeto já atendeu 1.200 estudantes do Sul e do Sudeste.

O Oxente Day tem o apoio da Prefeitura de Caruaru e acontece juntamente com dois grandes eventos mundiais: O Arduino Day e o Scratch Day.