São João na Roça terá 10 pólos espalhados na zona rural

Uma das marcas do São João de Caruaru é a descentralização da festa, com polos espalhados na cidade e na zona rural. Em 2018, são 22 polos de animação com atrações locais, regionais e nacionais, que irão animar o público. Sucesso no ano passado, o São João na Roça está de volta ampliado, com sanfona, triângulo, zabumba, pífano, milho assado, fogueira e muito forró. O caminhão-palco estacionará em dez comunidades para levar o São João à área rural.
        
A festa na roça é uma das ações da Fundação de Cultura e Turismo para continuar a democratização do Maior e Melhor São João do Mundo. A festa aportará nas comunidades de Pau Santo, Rafael, Juá, Malhada de Barreira Queimada, Malhada de Pedras, Peladas, Cachoeira Seca, Xicuru, Terra Vermelha e Gonçalves Ferreira. As atrações começam no dia 1º de junho e seguem até o dia 30, sempre às sextas e aos sábados, a partir das 19h30

         A primeira comunidade a receber o São João na Roça será Pau Santo nesta sexta-feira (1º). Na estreia, haverá shows com Trio Regional e o forrozeiro Assisão, que possui mais de 50 anos de carreira. O caminhão, que estacionará próximo à Igreja Católica, terá um palco aberto com oito metros de largura e cinco metros de profundidade e será decorado com bandeirinhas, balões e outras peças que remetem às tradições juninas. A comunidade também receberá uma decoração especial. No sábado (2), toda a estrutura segue para o Rafael. A programação desta noite terá Trio Remelexo e Joana Angélica, uma das homenageadas no São João 2017.

         Na sexta-feira (8), o caminhão estacionará no Juá, que recebe pela primeira vez o São João na Roça. Os moradores poderão aproveitar os shows de Trio Fole de Ouro e Forró D+. No sábado (9), Trio Santa Rosa e Banda Topázio fazem a festa em Malhada de Barreira Queimada. Na semana seguinte, sexta-feira (15), é a vez da comunidade de Malhada de Pedra, que receberá os shows do Trio Tabajara e da Banda Casca e Nó. O Sítio Peladas recebe o caminhão no sábado (16), com apresentações do Trio Chamego Bom e Josildo Sá.

         Na sexta-feira (22), a festa chega à Cachoeira Seca e o público poderá aproveitar os shows do Trio Fole de Ouro e Forró Quentão. A véspera de São João (sábado, 23) será de muita festa em Xicuru, com Trio Caçula do Forró e Victor Ferrari. A penúltima comunidade a receber o São João na Roça é Terra Vermelha. Sobem ao palco, na sexta-feira (29), Trio Preto do Leite e a Banda Fim de Feira. O último destino do polo é Gonçalves Ferreira no sábado (30). Para encerrar o São João na Roça, shows de Trio Pereira do Acordeon e Banda Bicho do Mato.

Programação – São João na Roça
Sexta-feira (1º) – Pau Santo
19h30 - Trio Regional
22h – Assisão

Sábado (2) – Rafael
19h30 - Trio Remelexo
22h - Joana Angélica

Sexta-feira (8) – Juá
19h30 - Trio Fole de Ouro
22h - Forró D+

Sábado (9) – Malhada de Barreira Queimada
19h30 - Trio Santa Rosa
22h - Banda Topázil

Sexta-feira (15) – Malhada de Pedra
19h30 - Trio Tabajara
22h - Banda Casca e Nó

Sábado (16) – Peladas
19h30 - Trio Chamego Bom
22h - Josildo Sá

Sexta-feira (22) – Cachoeira Seca
19h30 - Trio Fole de Ouro
22h – Forró Quentão

Sábado (23) – Xicuru
19h30 - Trio Caçula do Forró
22h - Victor Ferrari

Sexta-feira (29) – Terra Vermelha
19h30 – Trio Preto do Leite
22h – Fim de Feira

Sábado (30) – Gonçalves Ferreira
19h30 - Trio Pereira do Acordeon
22h - Bicho do Mato.

Foto:Arnaldo Félix