Consulta ao INSS passa a ser feita só com hora marcada ou pela internet


 Começou a valer o novo modelo de atendimento no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que pretende reduzir as filas dos interessados em dar início ao processo de aposentadoria nas agências do INSS, levando o restante do fluxo basicamente para a internet.
O segurado que quiser pedir um extrato de benefícios ou dados do seu Cadastro Nacional de Informações Sociais, o CNIS, não poderá mais simplesmente ir até o INSS, como até então fazia, para consultar um especialista. Agora, as informações poderão ser levantadas ou pelo portal "Meu INSS" ou por meio de um agendamento prévio para atendimento nos postos da Previdência.
A idéia é um avanço, se comparada à época em que era preciso ir de madrugada para uma fila para garantir o atendimento. Mas, na prática, o novo serviço ainda precisa ser aperfeiçoado - e muito - para cumprir de fato a missão de facilitar a vida do segurado.
O portal "Meu INSS" para ser consultado é muito fácil, basta apenas clicar aqui no site  www.inss.gov.br . O segurado terá de informar dados pessoais como nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe, e local de nascimento. Pode parecer fácil, mas não é. Qualquer letra fora de lugar, qualquer data diferente da que esteja na base de dados da Previdência, já é o suficiente para o sistema impedir que o segurado consiga a sua senha.