Candidatos terão de detalhar declaração de patrimônio a partir desta segunda (20)


A partir desta segunda-feira (20) todos os 27.813 candidatos às eleições de outubro terão de detalhar a declaração de patrimônio feita ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

Segundo o tribunal, foi implementada, na sexta-feira (17), uma solução que possibilita a divulgação de informações mais abrangentes sobre o patrimônio já declarado.

A medida entra em vigor depois do então presidente da Corte, ministro Luiz Fux, recuar de uma alteração que havia sido feita no sistema de registro de candidaturas que diminuía a transparência em relação aos bens de todos os políticos. 
Nas disputas anteriores, os políticos tinham que listar seus bens de forma detalhada, com tipo, descrição e valor.

No dia 9 de agosto, o TSE já havia informado que faria a alteração e que os partidos cujos candidatos já declararam bens à Justiça Eleitoral seriam intimados para complementar as informações prestadas. 

As informações patrimoniais incluídas serão automaticamente exibidas no DivulgaCandContas, sistema utilizado pelo TSE para a divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos em todo o Brasil.