PT tem de colocar Haddad no lugar de Lula nesta terça-feira


Por decisão judicial, o PT tem até o final do dia de hoje para substituir o nome de Luís Inácio Lula da Silva como o cabeça da chapa presidencial. A sigla deve colocar o atual vice, Fernando Haddad no lugar. O partido segue tentando adiar o prazo e defende a possibilidade de reverter a condenação publicamente, mas a troca já é tida como inevitável nos bastidores.

No dia em que o registro de Lula foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Corte proibiu o nome do ex-presidente como candidato na campanha e determinou que o PT trocasse os nomes da chapa em até 10 dias, para garantir a segurança jurídica da disputa.

Os advogados reivindicam o prazo maior ao Supremo Tribunal Federal (STF). Eles recorrem contra decisão da presidente do TSE, Rosa Weber, que já negou primeiramente o pedido de adiamento no âmbito da Corte eleitoral.
Na decisão, Weber admitiu que os advogados possam recorrer ao STF também contra a decisão de inelegibilidade de Lula. 

Os advogados insistem em parecer de dois peritos do Comitê de Direitos Humanos da ONU que pede a garantia de que Lula possa concorrer as eleições. Até o fechamento desta edição, não houve julgamento dos recursos.