Eleições 2018: O que você precisa saber antes de sair para votar

Cerca de 147 milhões de brasileiros são esperados para votar em todo o País neste domingo para o segundo turno das eleições.
Disputam a Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Além disso, eleitores de 14 Estados também vão votar para governador.
Veja algumas das principais perguntas e respostas sobre a votação deste domingo, que vai das 8h às 17h (horário de Brasília):

Quem é obrigado a votar?
Os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar.

Quando sai o resultado das eleições?
Como a votação é feita por meio da urna eletrônica, o processo de apuração é relativamente rápido.
A apuração começa a ser divulgada a partir das 19h de Brasília.

Não votei no primeiro turno. Poderei votar agora?
Sim. Os turnos são independentes, mas é preciso que o eleitor esteja em dia com a Justiça Eleitoral - seu título não pode estar cancelado ou suspenso. E o eleitor que não vota e não justifica a ausência em três turnos consecutivos eleitorais fica com o título suspenso.
Quem não votou em 7 de outubro tem 60 dias a partir dessa data para justificar. Se não o fizer ou se a justificativa não for aceita pelo juiz eleitoral, deverá pagar multa arbitrada por esse juiz.

Quais documentos são necessários para votar?
É necessário levar documento oficial de identificação com foto. E para o eleitor que cadastrou a biometria, outra opção é o e-Título, que valerá como documento de identificação.
A Justiça Eleitoral também recomenda ao eleitor levar o título em sua versão digital (e-Título) ou impressa para facilitar a identificação da seção eleitoral.

Posso levar uma 'cola' com os nomes dos meus candidatos?
Sim. Se precisar de um lembrete, anote os números de seus candidatos na ordem correta de votação e use a 'cola' como lembrete na hora de votar. Busque os números de seus candidatos com antecedência.

Posso votar levando meu celular ou qualquer outro equipamento de rádio-comunicação?
O eleitor não poderá ingressar na cabine de votação portando celular, máquinas fotográficas e filmadoras. Caso descumpra essa regra, pode ter de pagar multa de até R$ 15 mil e ser preso. Nada de selfies ou gravações do voto na urna, portanto.

Qual a diferença entre voto branco e nulo?
Não há diferença entre voto branco e voto nulo para a contagem dos votos, ambos são excluídos da totalização dos resultados.
O eleitor vota em branco quando pressiona a tela branca da urna eletrônica e confirma. Já o voto nulo ocorre quando há erro de digitação. Se o eleitor digitar um número que não corresponda a partido ou candidato, o voto é anulado.

Como posso justificar minha ausência às eleições?
Se você estiver, no dia da eleição, em uma cidade diferente da de seu domicílio eleitoral, vá ao cartório eleitoral ou local de votação mais próximo e justifique.