Secretaria de Saúde apresenta balanço das ações desenvolvidas no ano de 2018 em Caruaru


A Secretaria de Saúde de Caruaru através da sua secretária Ana Maria Albuquerque concedeu entrevista a imprensa nesta quinta-feira (27). Objetivo maior da reunião foi prestar contas das ações na área da saúde da administração Raquel Lyra neste dois anos de governo.

Foram diversas atividades que beneficiaram a população do município: inaugurações, programas, entregas, ampliações e melhorias nos serviços públicos de saúde. Todos com o direcionamento para aprimorar a qualidade de vida dos caruaruenses.

Confira alguns dos destaques relatados pela secretária Ana Maria Albuquerque

*O início da construção da nova maternidade municipal, a obra orçada em R$ 15 milhões, vai poder atender de forma mais humanizada as gestantes de Caruaru.

*O programa Aprender com Saúde, que levou atendimentos e cuidados de saúde para dentro das escolas.

*As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

*Nas escolas municipais foram atualizadas as vacinas dos estudantes, informações sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor, saúde ocular, com destaque para o exame de vista e entrega dos óculos para os alunos da rede publica municipal.

*O atendimento na rede municipal de saúde somou 78.960 consultas especializadas para a população, 441.484 atendimentos na Atenção Básica e mais de 100 mil atendimentos na rede complementar.

*As unidades de pronto-atendimento (UPA) registraram, em 2018, mais de 250 mil atendimentos distribuídos entre UPA do Salgado, UPA da Boa Vista, UPA do Vassoural e UPA das Rendeiras. Já na rede hospitalar municipal, que engloba Hospital do Coração, Hospital Manoel Afonso e Casa de Saúde Bom Jesus, os dados apontam para um total de 4.837 internações por especialidades, até o mês de outubro.

*A Secretaria de Saúde de Caruaru implantou também um novo modelo de gestão na Assistência Farmacêutica através da criação de uma Gerência de Assistência Farmacêutica em seu organograma funcional, o que resultou em um aumento de 110% no número de abastecimento dos medicamentos nas farmácias da rede municipal.

*Foram realizadas 57 capacitações envolvendo profissionais da Saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, gerentes, equipes do NASF e recepcionistas.

*O aplicativo VICONSUS, lançado ano passado pela Secretaria de Saúde de Caruaru, através do Departamento de Tecnologia da Informação, passou por atualizações para facilitar ainda mais o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no município. A ferramenta possibilita que os cidadãos possam conferir suas solicitações de exames e consultas na rede municipal de saúde.

A secretária Ana Maria Albuquerque falou do grande investimento que a prefeitura tem feito na área da saúde e também lamentou a falta de apoio do governo do estado, que não tem repassado as verbas devidas para o município. (Foto: Janaína Pepeu)