Grávidas de Caruaru contam com Casa de Apoio às Gestantes


As gestantes do município de Caruaru que estão entrando em trabalho de parto, residentes em áreas de difícil acesso, zona rural e áreas periféricas podem contar com os serviços da Casa de Apoio às Gestantes, localizada no bairro Maurício de Nassau, próximo ao Hospital Casa de Saúde Bom Jesus.
“A missão da casa de apoio é acolher as nossas gestantes que moram em locais distantes, evitando que elas se desloquem várias vezes de sua casa para a maternidade, quando estão iniciando o trabalho de parto. A Casa de Apoio à Gestante recebe a futura mamãe e um acompanhante de sua escolha”, explicou a coordenadora de Saúde da Mulher, Aline Zuehl.
O acesso se dá por meio de encaminhamento do Hospital Casa de Saúde Bom Jesus, que pode ser feito pelo médico da triagem, enfermeiro e também pelo assistente social. As gestantes poderão permanecer no local com um acompanhante de sua escolha e serão acompanhadas por uma equipe de doulas, que são mulheres treinadas para proporcionar acolhimento, apoio físico e emocional às gestantes.
As doulas têm formação em terapia comunitária e fazem parte do quadro de funcionários da Secretaria de Saúde. “Buscamos acolher as gestantes da melhor forma para elas ficarem tranquilas para a hora do parto. Realizamos trabalhos com práticas integrativas, como Reiki, reflexologia, roda de conversa com gestantes e acompanhantes, dança circular, entre outros”, disse a doula Conceição Batista.
A casa tem capacidade para acolher cinco gestantes com seus respectivos acompanhantes, em um ambiente aconchegante, onde as mulheres poderão fazer suas refeições, tomar banho, descansar e, aos primeiros sinais de que entraram em trabalho de parto, serão encaminhadas diretamente para a maternidade.
A Casa de Apoio à Gestante funciona 24h, todos os dias, e acolhe, em média, de 36 a 40 gestantes por mês.
Conhecendo os serviços – As gestantes de Caruaru também têm a oportunidade de conhecer a maternidade Casa de Saúde Bom Jesus antes do parto. Todas as quartas e quintas-feiras, as equipes de Saúde da Família do município reúnem um grupo de futuras mamães que estão realizando o pré-natal na unidade de atenção básica para dentro da maternidade, onde elas têm acesso a todos os ambientes em que poderão passar na hora de parir. “Essa visita oportuniza conhecer todo o processo de forma mais calma, sem a agitação e nervosismo do trabalho de parto. A aproximação com a maternidade e as pessoas que a compõe fazer com que a gestante tenha mais tranquilidade na hora de ter o seu bebê”, explicou a psicóloga da Casa de Saúde Bom Jesus, Janaína Galvão.
A Secretaria de Saúde de Caruaru vem trabalhando cada vez mais o parto humanizado e os cuidados com a saúde da mulher, pensando nisso, o Hospital Casa de Saúde Bom Jesus está uma recepção exclusiva para obstetrícia (entrada lateral), com porta aberta 24 horas por dia, onde a gestante pode buscar a unidade em qualquer ocorrência durante a gravidez. Uma equipe composta por médico obstetra, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicóloga, assistente social e doulas estará a postos a atender as futuras mamães caruaruenses. (Foto: Arnaldo Félix)