Museu de História Natural de Camocim ganha novas instalações e será reinaugurado no próximo dia 13


Uma viagem no tempo através do fascinante mundo do museu. A cidade de Camocim de São Félix, no Agreste pernambucano será sede no próximo dia 13 da inauguração das novas instalações do Museu Carmelitano de História Natural.

Idealizado por Frei Telésforo Machado e inaugurado em 1963, o museu carmelitano possui vasto acervo, considerado um dos mais amplos do Estado. Por um bom tempo, ocupou 5 salas do Convento do Carmo e após um processo de modernização do edifício, foi transferido para uma instalação anexa ao convento, requalificada de modo a acomodar todo o acervo com segurança e organização. No catálogo, uma variedade de mostrar podendo se destacar Mineralogia, Petrologia, Anatomia, Entomologia, Iconografia, Regionalismo, Cultura Popular, Tecnologia, entre outros. O Frade Carmelita e atual curador do Museu, Frei Cristiano Garcia, dedica boa parte de sua rotina para organizar as peças e acompanhar as visitas de escolas e pessoas que se dirigem ao local. 

Para o frei, o Museu é um marco de grande importância não só para Camocim, mas para Pernambuco. “O presente é fruto de um passado, e revisitar as nossas bases históricas é o caminho para entender o hoje em detrimento do amanhã”, ressalta o religioso. A inauguração contará com uma mesa redonda e apresentação do novo espaço, com início às 15h. (Fotos: José Batista Neto / Divulgação)