“Viva Vitalino 2019” começa nesta sexta-feira (26) e segue até domingo (28) em Caruaru


Começa nesta sexta-feira (26) e segue até o domingo (28) a 6ª edição do evento “Viva Vitalino”. A Prefeitura de Caruaru está apoiando o projeto através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC). A programação – que recorda os 110 anos de nascimento do Mestre do Barro – conta com missa, exposição das peças de barro e fotográfica, exibição de filmes, além de um cortejo.
De acordo com o presidente da FCTC, Rubens Júnior, a prefeitura tem um papel fundamental na continuidade da arte produzida no Alto do Moura. “A gestão da prefeita Raquel Lyra busca fazer com que a tradição da arte figurativa seja mantida. Os artesãos que lá produzem representam a arte do barro e sobrevivem dela”, diz.
Idealizado pelos produtores culturais Antonio Preggo e Yone Amorim, o “Viva Vitalino” tem também a parceria da Associação dos Artesãos e Moradores do Alto do Moura (ABMAM) e da Pastoral da Cultura. As peças em barro que serão expostas foram feitas pela família de Vitalino em homenagem a Severino Vitalino.
Confira a programação:
Sexta-feira (26/07)
18h – Missa na Igreja de São José, em homenagem a Mestre Vitalino, com participação de vários artistas.
Sábado (27/07)
10h – Abertura da exposição “Peças de Barro da Família Vitalino” e da exposição fotográfica “Discípulos de Vitalino”, na ABMAM. As exposições continuarão no local até o final de agosto.
19h – Homenagem ao Mestre Galdino com exibição do filme “A Peleja do Bumba Meu Boi contra o Vampiro do Meio Dia”, que completa 35 anos de lançamento; e debates entre os participantes com a mediação de Pedro Aarão e Lula Lourenço, diretores do filme, na ABMAM.
Domingo (28/07)
15h – Exibição do filme “Um dia com Severino Vitalino” e concentração para o cortejo na ABMAM.
16h – Saída do cortejo com a participação de 10 entidades culturais e 35 estandartes que homenageiam artistas e personalidades que contribuíram para a cultura caruaruense. Durante o cortejo, são homenageados artistas do Alto do Moura, escolhidos pela comunidade.
17h – Chegada do cortejo no palco que ficará localizado na Praça do Artesão, onde acontecerão declarações de poesias e shows com artistas culminando com o Forró Vitalino coordenado por Valdir Santos com participação de João do Pife, Walmir Silva e regional.