Videogame pode ser considerado um esporte?


A febre dos jogos eletrônicos nos dias atuais cria uma expectativa em entender se videogame pode ser mesmo considerado um esporte. Segundo os dicionários tanto o português, quanto o inglês esporte relaciona exercício físico com competição.
Entretanto, algumas federações internacionais de esporte, não incluem atividade física em sua definição, porém sabemos que alguns esportes demandam tremendo esforço físico, outros associam aspectos físicos com estratégias e alguns ainda estabelecem a interação física do atleta com uma máquina. Assim, os cyber-atletas podem ser considerados praticantes de um esporte, propriamente dito, eles trabalham o reflexo das mãos com o raciocínio e estratégia.
Sem contar a preparação física que os atletas cibernéticos precisam ter, pois muitos deles passam mais de 12 horas sem levantar de uma cadeira ao jogar um game. Desta forma, cada vez mais jogadores separam um espaço em suas rotinas para realizarem atividade física de fato, pois sabem que corpo e mente atuam junto.
Para resumir, os games não são muito distantes do futebol ou do basquete, pois apresentam características semelhantes e diferentes, essas que são necessárias para a peculiaridade de cada uma das atividades. Da mesma forma que o futebol não é igual ao futebol americano.  A questão aqui instituída é simples: é preciso aprender a respeitar as diferenças.