Caruaru é beneficiada em projeto de arquitetura e urbanismo


Evento formalizou convênio para benefício de moradias no Monte do Bom Jesus e contou com debate sobre urbanismo e mobilidade.

A comunidade de Monte Bom Jesus foi selecionada para atendimento do primeiro edital de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) em Caruaru.  O convênio foi alinhado, com a Prefeitura durante o Observatório CAU/PE, realizado nesta quarta e quinta-feira (dias 27 de 28 de novembro), reunindo técnicos da área no auditório da Unifavip.

A equipe técnica da prefeitura já vem se reunindo para estruturar as ações. Na primeira etapa, 40 imóveis residenciais serão atendidos, estabelecendo o levantamento dos domicílios em condições de reforma, reestruturação e legalização documental.  O investimento do projeto está estimado em R$ 20 miil.

Com isso, será possível a elaboração dos projetos arquitetônicos, sem custo para os moradores, incluindo os segmentos elétrico e hidrosanitário. A iniciativa também está sendo compartilhada pela Unifavip, que irá montar uma área específica para ações de Athis

Na programação do Observatório, aconteceu um debate enfocando o impacto das obras estruturadoras que estão sendo feitas na cidade, como a requalificação do Monte Bom Jesus, a Via Parque e Feira, além de intervenções no sistema viário O evento foi realizado no auditório da Unifavip, no bairro de Indianápolis.

Ações – A programação começou no dia 27, às 15h30, com uma oficina, com a professora Andreza Procoro, abordando o assunto “Gestão de carreiras para estudantes de Arquitetura e Urbanismo “.

A abertura oficial aconteceu às 18h, com a presença do presidente do CAU/PE, Rafael Amaral Tenório e da prefeita Raquel Lyra, além da representante da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic),  Luverson Ferreira, e do professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, Pier Paolo Pizzolato.

Programação - Na sequência do primeiro dia, foram três conferências: Interiorização do CAU/PE, com o presidente do CAU/PE, Rafael Amaral ; Negociação para Arquitetos e Urbanistas com a professora Andreza Procoro e Projetos estruturadores da Prefeitura de Caruaru, com o Secretário Executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão, Swami Lima.

Na quinta-feira (28.11), cinco palestras movimentaram a programação, a partir das 17h. Fiscalização: como funciona e como podemos ajudar, com o gerente técnico do CAU/PE, Fábio Belfort; Contratação de prestação de serviços: como evitar armadilhas, com o advogado Arnaldo Borges; Arquitetura Hospitalar: o ambiente na visão do paciente, com a conselheira estadual Cristiana Araújo;  Produtos e sistemas de pintura, com João Alexandre, da Iquine e  Habitação em centros históricos, gentrificação e novas ocupações em habitação de interesse social, com o arquiteto e urbanista e professor Pier Paolo Pizzolato.