Fundação de Cultura e Conselho de Turismo de Caruaru reúnem Trade Turístico para Café Cultural


A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), por meio da Coordenação de Turismo, junto com o Conselho Municipal de Turismo de Caruaru, reuniu representantes de hotéis e agências de turismo do município na manhã desta quarta-feira (20) no Museu do Barro para o evento Café Cultural.

No encontro foram apresentados os projetos e ações que estão sendo trabalhados pela gestão municipal para a melhoria da infraestrutura turística de Caruaru. Foi a oportunidade de apresentar para os representantes do trade turístico do município os projetos de requalificação da Estação Ferroviária, do Polo Gastronômico da Feira, o Calendário Anual de Eventos de Caruaru para 2020 e o Projeto QR Code (CNA), que disponibilizará informações dos pontos turísticos do município em inglês e espanhol.

Ao apresentar o projeto Estação Criativa, o assessor de Projetos Especiais da Prefeitura de Caruaru, Lúcio Omena, destacou a importância da Estação Ferroviária e do Pátio de Eventos como o maior conjunto arquitetônico preservado da cidade. “Estamos fazendo uma recuperação do espaço, mas olhando para o futuro. Então vem o acelerador cultural, equipamentos importantes como o Instituto Histórico, que irá receber um tratamento adequado, e mais as casas de cultura que voltam em forma de vagão. Então vai ser possível visitar e ter atividades, como na Casa do Pífano que vai manter as oficinas, a Casa do Boi, do Cordel e a Xilogravura, com espaços para divulgar essa movimentação cultural”, explicou.  

O secretário extraordinário da Feira, José Pereira, apresentou o projeto do Polo Gastronômico da Feira, onde a prefeitura municipal está investindo R$ 1,5 milhão para a estruturação das seis barracas de comidas que comercializam no local há mais de 30 anos. “A prefeitura está construindo esses seis equipamentos, conversando com o Sebrae e os comerciantes, e paralelo à isso,  também trabalhando a questão cultural dentro da feira com a chegada do Museu do Cordel, e da Praça do Cordel, num complexo cultural e gastronômico com decoração alusiva à nossa cultura”, enfatizou. (Foto: Janaína Pepeu)