Estudantes do primeiro curso de Medicina de Caruaru foram formados utilizando a rede municipal de saúde


Foi realizada a cerimônia de Colação de Grau da primeira turma de graduação em Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)-Campus Agreste. O evento aconteceu no auditório do Senac de Caruaru e contou com a presença de 69 formandos; seus familiares; a prefeita do município, Raquel Lyra; o secretário de Saúde, Francisco Santos; o reitor, Alfredo Gomes; o vice-Reitor, Moacir Araújo; o presidente do CREMEPE, Mário Lins; o diretor do Campus do Agreste, Manoel Guedes; o patrono da turma, José Mendonça Filho; entre outros.

A formatura marca um importante momento do processo de interiorização do ensino superior público, além disso, externa o vínculo existente entre a Secretaria de Saúde de Caruaru e a Universidade, pois todos os estudantes foram formados conhecendo e utilizando a rede municipal de saúde.

“A Secretaria de Saúde de Caruaru foi essencial para a formação dos médicos. A integração do curso com os serviços é essencial para o desenvolvimento de competências para uma formação de excelência. Os estudantes aprendem não apenas a parte técnica (consultas, procedimentos), mas também aprendem a trabalhar em equipe, a humanização e o compromisso social com as pessoas que mais necessitam de saúde, pois os estudantes acompanham famílias, nas quais os vínculos são formados”, explicou a coordenadora do curso de Medicina, Carolina Paz.

O município oferece estágios em vários níveis de atenção: atenção básica (Unidades de Saúde da Família), especializada (AMES, CAPS e UPAs) e alta complexidade (Hospital Manoel Afonso).