Aneel veta corte de energia para baixa renda mesmo com inadimplência

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou medidas especiais para o setor de distribuição de eletricidade devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil, como restrições ao corte de energia de algumas classes de consumidores mesmo em caso de inadimplência.

Pelas regras, as concessionárias não poderão suspender os serviços para clientes de baixa renda ao menos até o final de junho. Também foram proibidos no período os cortes para unidades ligadas ao combate ao coronavírus, como hospitais e centros de produção, armazenamento e distribuição de vacinas.

"A suspensão de cortes para esses clientes pela Aneel deverá beneficiar um universo de 1,2 milhão de famílias, ou cerca de 60 milhões de pessoas. E também seria inconcebível permitir que instituições que estão salvando vidas nessa pandemia, seja com atendimentos hospitalares, ou ainda com armazenamento e distribuição de vacinas, tivessem seu fornecimento de energia elétrica interrompido", defendeu o diretor da agência Sandoval Feitosa.