Sinjope solicita inclusão de jornalistas no grupo prioritário da vacinação contra a COVID-19 em Pernambuco

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco enviou ofício à Secretaria Estadual de Saúde solicitando a inclusão da categoria entre os grupos prioritários de vacinação em Pernambuco, uma vez que a atividade jornalística foi elevada ao status de função essencial pelo Decreto nº 49.017/2020, do governo estadual.

Os profissionais que estão na linha de frente na cobertura externa da Pandemia do Coronavírus expõem-se ao risco de contaminação ao exercer suas atividades profissionais. E os demais profissionais que estão indo às ruas, ou até mesmo os que estão nas redações, também estão sujeitos a contaminação devido ao contato que existe no dia-a-dia entre todos esses profissionais.

O principal objetivo é priorizar a vacinação dos profissionais de jornais, revistas, sites de notícias, emissoras de rádio e TV e freelancers que participam diariamente de coberturas jornalísticas e estão sujeitos à contaminação, assim como os médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, entre outros.

De acordo com entidades ligadas ao jornalismo, o mundo registrou mais de 600 profissionais de imprensa mortos pelo vírus, sendo que mais da metade dessas vítimas, vivia na América Latina. Um quadro que preocupa o Sinjope que solicitou ao governo do estado a vacinação para a categoria, principalmente para os jornalistas na linha de frente.