Caruaru vacina primeiro bebê com comorbidade contra Covid-19

O pequeno Bernardo Marques da Silva, de 1 ano e sete meses, que foi a primeira criança a receber a dose do imunizante Pfizer Baby, em Caruaru. Isso porque, além de mãe, Monnyque Marques é enfermeira da Prefeitura de Caruaru e, por estar de plantão no posto de vacinação da Via Parque, teve o privilégio de fazer parte da equipe que vacinou o próprio filho com a vacina anticovid. 

“Estou feliz de duas formas, enquanto profissional de saúde e como mãe. Falando como mãe, quando a gente toma a decisão de vacinar nossos filhos, a gente não está tomando uma decisão individual, a gente acaba pensando sempre no coletivo. É imunizando o nosso filho que a gente vai conseguir manter baixo os índices de contaminação de toda uma comunidade”, disse a enfermeira e mãe do pequeno Bernardo, Monnyque Marques. 

Assim como Monnyque, as mães de crianças com comorbidades de seis meses até 1 ano, 11 meses e 29 dias, também podem vacinar os seus filhos contra o coronavírus. Para isso, basta se dirigir ao posto de vacinação localizado na Via Parque, no trecho do INSS, com caderneta de vacinação, cartão SUS ou CPF e laudo médico. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 17h às 20h. Nós sábados, domingos e feriados, o horário é das 8h às 18h. 

Caruaru aguarda o recebimento de novas doses para que possa ampliar a faixa etária da vacinação no município.

Comorbidades

As comorbidades listadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO), elaborado pelo Ministério da Saúde (MS) são: diabetes, hipertensão arterial e pulmonar, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal, imunocomprometidos, obesidade (IMC >40), síndrome de Down, hemoglobinopatias graves e cirrose hepática. (Fotos: Jorge Farias)