Histórico: Caruaru adota Currículo próprio para Rede Municipal de Ensino

Esta sexta-feira (16) começou de forma histórica para o município de Caruaru, pois foi lançado o Currículo da Rede Municipal de Educação. O documento foi homologado em 2022, mas somente agora apresentado à população. O Currículo Caruaru contou, em sua construção, com a participação de gestores, coordenadores pedagógicos e comunidade escolar, envolvendo, aproximadamente, mil pessoas em todo processo. 

Bastante emocionada, a secretária de Educação e Esportes de Caruaru (Seduc), Aline Tibúrcio, comemorou este grande marco, sendo colocado em prática na gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro e ao lados de pessoas especiais e importantes para a Educação. "É um marco histórico na Educação Municipal, pois, pela primeira vez a rede poderá contar com orientações curriculares precisas e necessárias à prática pedagógica e as vivências em sala de aula. Além disso, lançar esse currículo ao lado de tanta gente querida, principalmente, os professores de nossa rede de ensino, me deixa bastante emocionada", comentou. 

Estiveram presentes no evento promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação, além da secretária Aline Tibúrcio, Jorge Quintino (vereador e presidente da Comissão de Educação e Lazer da Câmara), Joselma Franco (presidente do Conselho Municipal de Educação), Lúcio Farias (secretário Executivo de Ensino da Aprendizagem), Adriano Ricardo (coordenador do Currículo Caruaru), Eliana Vanessa (gestora da Rede Municipal), Andreza Gisele (coordenadora pedagógica), Silvia Jussara (professora da Rede Municipal), Delma Evaneide (coordenadora do Cepa) e Paulo Muniz (reitor Asces-Unita). 

"Estou muito emocionada e feliz de tá aqui. Hoje é um dia muito importante pra educação de Caruaru. Um documento feito a várias mãos e que chega no momento exato. Muito bom vê-lo concretizado em sala de aula, na minha sala de aula", comemorou a professora Silvia Jussara. 

O currículo é um documento de alta relevância que contempla o que normatiza a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e traz um olhar para as peculiaridades do município de Caruaru, sua cultura, sua arte e suas tradições como elementos imprescindíveis à formação de cidadãs e cidadãos protagonistas de suas histórias. 

O documento se materializa na sala de aula através dos professores, que passam a seguir propostas pedagógicas alinhadas ao documento e sistematizadas em planos de ensino construídos pela equipe de professores especialistas e formadores da Secretaria de Educação e Esportes. 

"Estou na educação há 26 anos e hoje temos um documento que passa a orientar nossas práticas educativas, de acordo com a nossa realidade.  Hoje é um dia histórico para Caruaru", comentou o coordenador do Currículo Caruaru, Adriano Ricardo. 

O lançamento do Currículo Caruaru aconteceu no auditório da antiga Fafica e contou também com apresentação cultural do grupo "Os brincantes", do Centro de Educação Popular Assunção (Cepa); e palestra da professora Delma Evaneide com o tema "Currículo, formação de sujeitos e práticas escolares libertadoras". (Fotos: Felipe Correia)