Palco Mestre Dominguinhos já atraiu mais de 180 mil pessoas nos primeiros dias do FIG 2023

A cultura reina por todos os polos do 31º Festival de Inverno de Garanhuns. Na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, cerca de 180 mil pessoas já foram curtir os shows no principal palco do FIG. A multidão lotou cada centímetro para assistir aos shows de Simone Mendes, Priscila Senna, Otto e Conde do Brega.

O show de Simone Mendes marcou o primeiro recorde de público do FIG 2023. A cantora fez o público soltar a voz para cantar a sofrência, num espetáculo apoteótico. Otto fez uma bela homenagem na sua estreia em Pernambuco do show Quatro Estações, no qual presta tributo a Reginaldo Rossi, cujo dez anos de morte é transcorrido este ano. recebendo no palco o filho Roberto Rossi. Priscila Senna transformou a Praça Mestre Dominguinhos num bar e Conde mostrou toda a majestade do brega. Nesta terça-feira, a pegada é mais pop, com show de Pato Fu e Academia da Berlinda, Maestro Forró e Fole Assoprado, terminando com o pagode do Atitude 67.

Uma das novidades do Festival de Inverno de Garanhuns este ano, o Palco Pernambuco Lo-Fi esteve superlotado em quase todos os shows, com o público de olhos e ouvidos atentos aos artistas da cena alternativa pernambucana que buscam seu espaço. Também estreante no FIG 2023, o Palco Regionalidades já é um sucesso. Na apresentação de Santana O Cantador foi necessário colocar cadeiras extras para poder abrigar o público fã do forró e de Anamaria.

No Parque Euclides Dourado, com ocupação máxima, em todas as suas sessões, a Lona de Circo Índia Morena divertiu com seus números de palhaço, acrobacia, malabarismo e mágica, entre outros, 5.600 pessoas. O palco Figuinho triplicou a presença de crianças e suas famílias, da sexta-feira quando atraiu 300 pessoas no domingo. O Pavilhão das Artes e o Pavilhão do Artesanato receberam, por dia, cerca de 5 mil visitantes cada. Pela Praça da Palavra, circularam 2.000 pessoas amantes do livro e da literatura e cerca de 500 delas participaram das ações da Praça da Palavra no fim de semana. O Palco Ariano Suassuna, em novo endereço, na Praça Dr. Manoel Jardim, atraiu cerca de 2.400 pessoas com as apresentações da cultura popular no sábado e domingo.

Mais de 5 mil pessoas circularam pelo Centro de Produção Cultural do Sesc Garanhuns para conferir as 24 atividades de cinco linguagens que ocupam os sete espaços do local.

O espetáculo garanhuense A Dama da Noite foi aplaudido de pé pela plateia que ocupou todos 496 lugares do Teatro Reinaldo de Oliveira, que recebeu 946 pessoas no fim de semana. A Sala Cênicas é uma das mais concorridas do CPC Sesc. Altman e A Mulher Monstro receberam um público extra. As Cores da América Latina e As Nove Luas Cambará chegaram a 100%.

As ações de gastronomia também tiveram um alto percentual de ocupação: No Tempo Frágil das Horas e Terroir Pernambucano chegaram a 100% da capacidade oferecida. No total 129 amantes e curiosos por comida foram degustar essa programação. (Fotos: FIG/Secom)

Confira as fotos de cobertura do FIG 2023: https://www.flickr.com/photos/fundarpe.