Caruaru lidera ranking nacional do pré-natal do parceiro entre cidades do mesmo porte
A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) se destacou mais uma vez nacionalmente. Desta vez, a iniciativa chamada Pré-Natal do Parceiro, criada pelo Ministério da Saúde, que envolve os pais na gestação das parceiras com ações voltadas à saúde do homem, foi a contemplada. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), Caruaru ficou em primeiro lugar no ranking nacional, entre as cidades do mesmo porte (que têm entre 300 e 400 mil habitantes), com 907 atendimentos realizados em 2023.
Caruaru ficou na frente da cidade de Cascavel-PR - que obteve a soma de 591 atendimentos no mesmo período e ficou em segundo lugar, de Santarém-PA, com 440 (terceiro lugar), e também de Camaçari-BA, com 245 (quarto lugar), entre muitas outras.
O pré-natal do parceiro é o mecanismo pelo qual a Rede de Atenção Primária de Saúde do município, por meio das Unidades de Saúde, acolhe e inclui a população masculina em múltiplas esferas da saúde, com ênfase no envolvimento consciente dos homens como figura paterna. O acesso é pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), onde as gestantes são acompanhadas, e envolve as principais atividades oferecidas pelos serviços para seus parceiros: acompanhamento do calendário de vacinação; realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites; verificação de pressão arterial, de glicemia e de níveis de colesterol; encaminhamento para consulta odontológica e para outros exames que a equipe julgar necessários para o cuidado do parceiro.
“Uma das ferramentas importantes para o atendimento é o acolhimento realizado pelos profissionais da rede. A sensibilidade com a gestante e o parceiro é fundamental para o acompanhamento nesse momento tão sublime do casal e a dedicação e o esforço dos nossos servidores, para prestar o melhor atendimento, é o reflexo de entrarmos para o primeiro lugar nesse ranking”, destacou o secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso. (Foto: Elvis Edson / Secom / PMC)
Post a Comment