Secretaria de Saúde de Caruaru realiza ação da PrEP sem agendamento
A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS), por meio do SAE - Serviço de Assistência Especializada e do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, irá promover um dia de atendimentos da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) sem agendamento. A ação será no dia oito de maio com consulta, orientação, testagem (HIV/Aids) e acesso aos medicamentos no mesmo dia, no endereço do serviço, que fica no Centro de Saúde Amélia de Pontes, na Rua dos Guararapes, s/nº, Bairro Nossa Senhora das Dores. A acolhida será feita com os pacientes, por demanda espontânea, que chegarem entre 08h e 10h. É necessário levar cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) consiste na tomada de medicamentos anti-HIV, de forma programada, para evitar a infecção pelo vírus, caso ocorra pré-exposição. A ação é voltada, principalmente, para pessoas que se expõem em relações sexuais desprotegidas. “A ação visa proporcionar a ampliação do acesso da população à PrEP no município de Caruaru, alinhada ao Ministério da Saúde. O intuito é fortalecer essa ampliação junto aos serviços de referência do município”, destacou a gerente do SAE, Hayala Jeniffer.
No fluxo normal de acesso à PrEP, pelo município, o paciente precisa procurar, inicialmente, o atendimento no Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA Caruaru, para realizar uma escuta e posterior encaminhamento para uma fila de espera. Após esse processo, o paciente é convidado a retornar ao CTA para dar início ao processo de uso da PrEP. Os medicamentos são fornecidos no Centro de Saúde Amélia de Pontes, onde fica o SAE.
Para os
pacientes que já fazem parte da unidade SAE Caruaru, e que já têm parceria
sexual e não vivem com HIV, e se interessam em fazer uso da PrEP, também
poderão aproveitar a ação para ter acesso aos medicamentos. Pelo fluxo normal,
eles teriam que agendar o atendimento com a enfermagem do CTA. “Estamos
facilitando esse processo aos pacientes com essa ação da PrEP, no dia oito de
maio. É uma oportunidade de realizar todo o processo no mesmo dia, sem fila de
espera e já sair com os medicamentos para iniciar o tratamento”, enfatizou
Hayala.
Post a Comment