Biden desiste da candidatura a presidente dos EUA

O presidente Biden acabou de anunciar neste domingo (21) que não buscará a reeleição, escrevendo que era “no melhor interesse do meu partido e do país que eu me desistisse”. 

Biden que fez o anúncio em uma rede social disse que se dirigiria à nação no final desta semana e que “se concentraria apenas no cumprimento dos meus deveres como presidente” pelo resto de seu mandato.”

Ele atualmente se recupera da Covid. A Pressão no Partido Democrata foi determinante para desistência de Biden*

A decisão de Biden de desistir da corrida vem após uma campanha de pressão de semanas dos principais integrantes do Partido Democrata e grandes doadores da campanha, bem como uma infinidade de pesquisas mostrando que muitos eleitores democratas não queriam que ele permanecesse como seu candidato.

Biden cedeu à pressão implacável de seus aliados mais próximos para desistir da corrida em meio a profundas preocupações de que ele seria velho, 82 anos de idade e frágil para derrotar o ex-presidente Donald Trump.

Substituto de Biden na corrida presidencial dos EUA será definido até agosto

Com Biden fora, o Partido Democrata agora deve escolher como selecionar um novo candidato. 

Em sua declaração, Biden não mencionou quem ele achava que deveria substituí-lo na campanha presidencial. 

Há quem defenda a vice-presidente Kamala Harris como candidata. Outros sugeriram uma disputa interna aberta antes ou na Convenção Nacional Democrata, que começa em 19 de agosto.

A ex-primeira-dama Michelle Obama também é citada como candidata, assim como o governador da Califórnia, Gavin Newson.