Parque Estadual Dois Irmãos adere à reciclagem de óleo de cozinha usado e reforça compromisso ambiental

A partir desta semana, o Parque Estadual Dois Irmãos torna-se um ponto de entrega solidária de óleo de cozinha usado. A ação é uma parceria com o programa de responsabilidade socioambiental, Mundo Limpo, que visa promover ações educativas e a reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha usado.

Quando jogado na pia ou no ralo, o óleo pode obstruir sistemas de esgoto, formar camadas na superfície da água que prejudicam a vida aquática e impedir a fotossíntese das plantas desse ambiente. No solo, ele compromete sua estrutura e pode contaminar os lençóis freáticos.

“Promover ações de conservação ao meio ambiente faz parte dos pilares do Parque. Por isso, participar de um programa como o Mundo Limpo é de extrema importância. Recebemos centenas de visitantes por semana e, se cada família aproveitar o passeio para descartar de maneira correta o óleo utilizado em casa, ajudaremos a reduzir os danos que o descarte inadequado causa  à natureza, incluindo a poluição da água e a contaminação do solo”, afirma a educadora ambiental do Parque, Karoline Botelho. 

Os tipos de óleos que podem ser utilizados para reciclagem e serão coletados pelo parque são azeite, óleo de girassol, de soja, de algodão, gordura vegetal e banha de porco. 

Cada litro de óleo reciclado evita a contaminação de mais de 20 mil litros de água. O óleo reciclado pode ser utilizado na produção de sabão, detergentes, cosméticos e até ração animal, promovendo o reaproveitamento total do resíduo e reduzindo o impacto ambiental. O material coletado pelo Mundo Limpo é transformado em sabão em barra, gerando recursos financeiros para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Os voluntários podem deixar o óleo usado na bilheteria do Parque todos os dias, das 09h às 17h. A adoção dessa prática é essencial para a proteção do meio ambiente e a construção de um futuro mais sustentável.

(Crédito das fotos: Ingreti Santos/ PEDI)