Compesa flagra tentativa de furto de unidade em Olinda

Durante uma ação realizada ontem (15) no terreno do almoxarifado da Compesa, localizado no bairro de Peixinhos, em Olinda, a equipe de Segurança Patrimonial da empresa surpreendeu dois homens tentando furtar fios de cobre e outros materiais da unidade. De imediato, a coordenação, recém-criada para cuidar do patrimônio e articular operações policiais para o combater furtos, adotou as providências para conter a dupla até a chegada de uma viatura da Polícia Militar, quando realizou-se o flagrante e os infratores foram encaminhados à Central de Plantões da Capital (CEPLANC), no bairro de Campo Grande, no Recife, para esclarecimentos. No local, foi registrado Boletim de Ocorrência pela equipe da Companhia.

A coordenação de Segurança Patrimonial da Compesa está participando do planejamento de novas operações contra furto de água, juntamente com a Secretaria de Defesa Social e das Policias Civil e Militar, que deverão ser realizadas em todo estado. O objetivo é combater o aumento do índice de furtos. São ações criminosas que penalizam à população, que muitas vezes chega a ficar sem água ou com o abastecimento precário. A polícia utilizará os serviços de inteligência da corporação para definir a estratégia das operações, a partir de informações operacionais repassadas pela Compesa.

Na última semana, um vazamento de grande proporção na Estrada do Passarinho, bairro de Dois Unidos, no Recife, detectado por funcionários da Compesa, acabou sendo alvo de outra ação policial. Uma equipe da empresa percebeu que havia uma pessoa próxima ao ponto do rompimento da tubulação executando uma ligação clandestina de água. A ligação irregular estava sendo feita para um extenso terreno, ainda de propriedade desconhecida, cuja autoria fará parte de uma investigação policial para aplicação das devidas penalidades. A estimativa da Compesa é que seriam perdidos 4.147,33 litros/dia caso a ligação clandestina tivesse passado despercebida. O impacto financeiro seria de R$1.7 milhão por mês para a empresa. (Fotos: Ascom/Divulgação)