CBF muda regra e Copa do Brasil não tem mais vantagem do empate na primeira fase

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma mudança no regulamento da Copa do Brasil para 2025, eliminando a vantagem do empate para os times visitantes na primeira fase. Agora, em caso de igualdade no tempo regulamentar, a classificação será decidida nos pênaltis.

Até 2024, equipes dos potes A, B, C e D (de melhor ranking) jogavam fora de casa com a vantagem de empatar, uma regra que vigorou por oito edições.

A partir de 2025, as duas primeiras fases, disputadas em jogo único, terão decisão por pênaltis em caso de empate. A partir da terceira fase, os confrontos serão realizados em partidas de ida e volta.

Entenda o novo formato da Copa do Brasil:

1ª Fase: Jogo único na casa do time com pior ranking. Em caso de empate, classificação será decidida nos pênaltis.

2ª Fase: Jogo único, com mando de campo conforme o chaveamento do regulamento. Empates também levarão a cobranças de pênaltis.

3ª a 7ª Fases: Confrontos definidos por sorteio, disputados em ida e volta. Empate no placar agregado levará a pênaltis. Participantes

A Copa do Brasil 2025 contará com 80 clubes na primeira fase. A divisão dos potes será feita com base no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF, garantindo o equilíbrio nos confrontos iniciais.