Operação Fusionem combate crimes patrimoniais e apreende 300 kg de fios de cobre em Caruaru

Nesta sexta-feira (4), a Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 90ª Delegacia de Caruaru, deflagrou a Operação de Polícia Judiciária Fusionem. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas ao enfrentamento da criminalidade, com foco especial nos crimes patrimoniais, como o furto de fios de cobre.

A Operação teve como objetivo o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelas Varas Criminais da Comarca de Caruaru. Os alvos foram estabelecimentos comerciais dedicados à venda de sucata no município. Durante a ação, foram apreendidos 300 quilos de fios de cobre, que podem ter origem em furtos que comprometem o funcionamento de serviços essenciais como energia elétrica, telefonia e internet.

"Essa prática criminosa afeta não só o sistema de fornecimento de energia e internet, mas também a vida de centenas de pessoas, que ficam sem acesso a serviços essenciais, além de representar enormes prejuízos econômicos. A comercialização ilegal desses materiais tem sido um dos focos de atuação de criminosos, que agem de forma sistemática para furtar esse material e revender em mercados paralelos. A PCPE vai continuar trabalhando para impedir esse tipo de crime", afirma o delegado Alysson Christopher, que coordenou a operação juntamente com o delegado Frederico Marcelo.

Importante destacar que a compra de fios de cobre de origem ilícita configura crime de receptação qualificada, cuja pena pode variar de 3 a 8 anos de reclusão, além de multa. Ao todo, 55 policiais civis participaram da Operação, que também contou com o apoio de equipes da Neoenergia, das operadoras Vivo e Claro, da empresa V-tal e da Gocil.

A Polícia Civil de Pernambuco ressalta que a população pode contribuir com as investigações e o combate a esse tipo de crime, realizando denúncias presencialmente em qualquer delegacia, pela internet no site www.policiacivil.pe.gov.br, ou ainda de forma anônima. (Fotos: PCPE/Divulgação)